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6 formas de elaborar um planejamento financeiro
O empreendedor busca entender seu negócio a partir dos resultados de suas finanças. É por isso que investe tempo e recursos para elaborar um planejamento financeiro adequado a suas atividades. Vamos apresentar aqui 6 tópicos que devem fazer parte desse seu plano.
O planejamento financeiro é um instrumento que ajuda a antever problemas. Muitas vezes é elaborado tendo como referência o último balanço anual, a fim de não se repetir os erros. Assim são pensadas novas ferramentas para reduzir custos e aumentar receitas. Vejamos a seguir quais são as melhores formas para isso.
1 – Conheça o valor de seu produto ou serviço
É comum encontrar empreendedores que desconhece o valor final de seu produto ou serviço. Fabricando ou revendendo produtos, alguns empresários não têm noção de quanto gastaram para oferecer determinada mercadoria a seus clientes. A situação ainda é mais complicada quando falamos em prestação de serviços, que por ter “caráter subjetivo” em algumas situações, o empreendedor imagina que tudo é lucro.
Sendo assim, qualquer ponto de partida para seu planejamento financeiro é esmiuçar quanto gasta para produzir sua mercadoria, ou quanto vale os seus préstimos. No caso da venda ou produção de bens de consumo, é só detalhar tudo que é desembolsado do início da aquisição do item até a entrega no endereço do cliente. Todos os detalhes são somados: embalagem, mão-de-obra, emissão de boletos, frete, etc.
Já os prestadores de serviço, podem recorrer aos órgãos de classe, ou organizações que regulam o tipo de atividade que executam. Verifique os “valores mínimos” cobrados, e depois inclua tributos e outros diferenciais que ofereça a seus clientes.
2 – Cronograma ideal
É comum pensar o planejamento financeiro anualmente. É recomendado que sempre ao final de um ano projete o ano seguinte. Então já em novembro vale traçar o que deve mudar na sua gestão financeira do próximo ciclo.
É necessário expressar esse cronograma dentro do plano, e também, listar outras avaliações da gestão financeira. Muitas empresas realizam revisões mensais, trimestrais ou semestrais de suas finanças, com intuito de saber se o planejamento está funcionando. Então, siga rigidamente o calendário proposto.
3 – Estratégias de marketing
No que suas ações de marketing influenciam no planejamento financeiro? Numa parte significativa das finanças: as vendas. Como vimos no tópico anterior, criar um cronograma para avaliar seu fluxo financeiro é necessário. Da mesma forma, precisa projetar como será o próximo ano comercial, simplesmente é avaliar como estarão distribuídos os feriados e outros eventos importantes para o país.
Pensando no ano de 2018 no Brasil, por exemplo, teremos copa do mundo e eleições, isto significa que quem fechou 2017 elaborando campanhas para aproveitar essas datas, ou se preparar para possíveis queda nas vendas, enfrentará bem o ano.
Por isso, engajar suas estratégias de marketing com seu plano financeiro, é fundamental, pois assim o desafio de vender em anos tão complicados comercialmente não será tão grande, mantendo suas receitas sempre com números positivos.
4 – Projetar cenários
Um bom planejamento financeiro irá considerar:
– Um ano normal
– Um ano excelente
– Um ano péssimo
O que isso quer dizer? Que precisa adequar suas finanças ao comportamento do mercado que sua empresa está inserida. Então, um estrategista incorporará na sua gestão financeira os cenários otimistas, pessimistas e de continuidade. Assim conseguirá (principalmente para o pior cenário) pensar soluções que ajudem a passar bem por tal período. Sem sustos, continuará levando sua empresa ao caminho certo.
5 – Investimentos
Dentro do planejamento financeiro deve constar o campo “investimentos”. Investir é processo contínuo em qualquer organização, responsável por orientar o sucesso. Desde o treinamento de sua equipe até aquisição de novas tecnologias, serão pontos que precisam constar em seu plano, com limites de datas para acontecerem e tetos de valores que serão revertidos.
6 – O uso de tecnologia em seus processos
Para que seu planejamento seja efetivado, é necessário que tenha total controle de seus procedimentos. Ter dados de forma ágil sobre fluxo de caixa, emissão de notas fiscais, contas a pagar e outros serviços do setor financeiro é essencial para que sua programação alcance resultados esperados.
Empresas de diferentes segmentos adotam softwares como o ERP (Enterprise Resource Planning). Um programa de gestão empresarial que incorporar aos processos da empresa um maior dinamismo, e que entre outras coisas facilita reduzir custos operacionais, por exemplo.