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6 melhores estratégias de marketing para pequenas e médias empresas
Apostar em diferentes maneiras de fazer marketing é uma decisão inteligente para qualquer tipo de empresa, afinal, elas garantem que a sua marca seja vista. E como diz o ditado, quem não é visto, não é lembrado. Para tanto, confira neste artigo as 6 melhores estratégias de marketing para pequenas e médias empresas:
– Planejamento estratégico
– Presença virtual
– Marketing direto
– Presença em eventos
– Parcerias
– Programas de fidelização
1 -Planejamento estratégico
A primeira entre as melhores estratégias de marketing para pequenas e médias empresas é fazer um planejamento. Com um plano de ação é possível ordenar tudo o que deve ser feito, estipulando prazos, responsáveis, objetivos. Além de tornar as ações mais eficientes, fica mais simples de avaliar posteriormente os resultados obtidos.
2 – Presença virtual
Hoje em dia, grande parte das empresas se beneficia com a presença da sua marca na internet e, se esse for o caso do seu negócio, então, é necessário incluir o marketing digital no seu planejamento estratégico. Para tanto, existem diversas ações possíveis, sendo que o básico é ter um site com informações a respeito dos seus produtos e serviços.
Perfil nas redes sociais, envio de e-mail marketing e um blog conectado ao seu site são outras possibilidades. Porém, como para as demais campanhas de marketing da sua empresa é preciso avaliar bem o que é mais eficiente para atingir o seu público alvo e conquistar os consumidores.
3 – Marketing direto
Até as empresas que focam o seu marketing na internet podem se beneficiar do bom e velho marketing direto, ou seja, mala direta enviada para a residência dos clientes, panfletos deixados na caixa de correio, etc. Mesmo negócios que vendem para todo o país podem ter consumidores em potencial bem próximos.
E conforme o seu nicho de atuação, o marketing direto pode ser até mais útil. Por isso, é sempre necessário ponderar quaisas maneiras mais assertivas de se comunicar com o seu publico alvo.
4 – Presença em eventos
Feiras de expositores, convenções e mesmo como patrocinador de eventos são outras estratégias de marketing que podem ser muito benéficas para a sua empresa. Em feiras, por exemplo, é um momento único para empresas que não possuem lojas, por exemplo, se comunicarem pessoalmente com clientes, mostrando os seus produtos.
Já ao patrocinar eventos, a marca ganha o carisma dos consumidores, aumentando as chances de vender mais.
5 –Parceria entre empresas
Para algumas pequenas e médias empresas, as parcerias são grandes aliadas do marketing, sendo que elas acontecem de uma série de maneiras. Quem possui blogs vinculados ao site da sua marca, por exemplo, pode abrir espaço para que parceiros enviem os seus artigos para serem postados em seu blog e vice-versa.
Já em feiras, duas empresas podem dividir o aluguel do espaço para reduzir os custos e viabilizar a sua presença em eventos.
6 –Ações de fidelização
Outra das melhores estratégias de marketing para pequenas e médias empresas são as ações de fidelização, que não se resumem apenas aos conhecidos programas. Embora a estratégia de acumular ponto conforme o consumidor realiza compras em seu estabelecimento seja muito positiva, existem outras.
Mesmo enviar e-mails aos clientes no dia do aniversário e em outras datas especiais também são ações de fidelização. A vantagem é que elas estimulam as pessoas que já são suas clientes a comprar de novo na sua empresa, o que pode ser feito ainda presenteando-os com um cupom de desconto para isso, mantenha um cadastro de clientes .
Em geral, esse processo é muito mais rápido do que conquistar um novo cliente. Afinal, todo o trabalho “grosso” já foi feito, ou seja, de estimular o atual cliente a fazer a sua primeira compra. Agora, é só mantê-lo um cliente fiel.
E para colocar em prática as melhores estratégias de marketing para pequenas e médias empresas você precisa de um sistema ERP que ofereça dados sólidos para a tomada de decisões. Confira nossas dicas para pequenas ou medias empresas no nosso blog e tenha informações atualizadas para o seu negocio.