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Análise SWOT para pequenas empresas, como fazer!
Analisar o mercado, criar metas e estabelecer as ações que uma empresa precisa fazer para alcançar os resultados desejados são tarefas essenciais do planejamento estratégico.
Mas para que essas medidas realmente tenham efeito, é fundamental que o gestor conheça os pontos fortes e fracos do negócio, além de ter profundo conhecimento do posicionamento da empresa no mercado.
Para isso a ferramenta análise SWOT é bastante utilizada. Ela é muito conhecida por grandes empreendedores, mas entre as pequenas empresas ainda existem muitas que nunca ouviram falar, ou mesmo não sabe aplicar no negócio.
O que é Análise SWOT?
SWOT é a abreviação das palavrassem inglês strengths, weaknesses, opportunities e threats, que correspondem em português a forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. No nosso idioma essa sigla é mais conhecida como “Análise FOFA”.
A análise SWOT tem como principal função analisar os ambientes internos e externos relacionados a uma empresa, para identificar opções que possam otimizar o seu desempenho no mercado de atuação.
Pensando no ambiente interno, são realizadas análises relacionadas às forças e fraquezas da empresa e são considerados os recursos disponíveis, experiências, habilidades e dificuldades.
Já pensando no ambiente externo as análises consideram fatores de mercado e outros sobre os quais a empresa não tem controle. Nessa análise são identificadas oportunidades e ameaças para a empresa.
Se preferir assista este vídeo explicativo.
O que significa cada item da análise SWOT?
Forças
Você sabe quais são as atividades em que sua empresa é realmente boa? No que ela se destaca em relação à concorrência? Essas são as suas forças e precisam ser impulsionadas para aumentá-las e gerar ainda mais vantagens.
Se você ainda não consegue identificar suas forças, responder algumas perguntas pode ajudar:
-Quais são os seus melhores recursos?
-Em quais ações sua empresa mais se destaca?
-Quais são os diferenciais da sua empresa em relação aos principais concorrentes?
-Quais são os pontos comentados pelos seus clientes como de destaque?
-Como essas respostas o gestor consegue identificar o real posicionamento da empresa no seu segmento e pode começar a pensar formas de aprimorá-los.
Fraquezas
As fraquezas são os pontos em que empresa apresenta maior dificuldade e que podem causar problemas ao longo do tempo. Conhecê-las é tão importante quanto conhecer os pontos fortes para conseguir trabalhá-los e transformá-los em pontos fortes, se possível.
Mais uma vez responder algumas perguntas pode ser uma boa ideia:
-Quais são os fatores que fazem os clientes preferirem a concorrência?
-A empresa possui o engajamento desejado? Por que o engajamento dos seus clientes não é maior?
-Seus colaboradores são capacitados, possuem a especialização necessária?
Descobrir as causas dos pontos fracos do seu negócio é fundamental para agir com inteligência e aumentar as chances de virar o jogo.
Oportunidades
As oportunidades são situações que contribuem com a empresa, mas que o gestor não tem controle sobre elas. São acontecimentos ou situações que impactam o comportamento de compra do cliente e podem gerar muitos benefícios para a empresa.
Ameaças
Assim como as oportunidades, as ameaças também fogem do controle da empresa e podem impactar negativamente os resultados. O principal objetivo de identificar antecipadamente as ameaças é criar um planejamento estratégico de longo prazo que ajuda a empresa a contornar ou minimizar os problemas apresentados.
Essa ferramenta pode ser aplicada em empresas de todos os tamanhos, porém no caso das pequenas empresas as análises de mercado serão restritas ao seu local de atuação, normalmente uma cidade ou região.
Os resultados dessa análise podem contribuir com o conhecimento de informações importantes para melhorar o posicionamento da empresa e a identificação do melhor caminho a seguir.
Ter auxilio da tecnologia é bastante útil na gestão empresarial, e contribui com a análise SWOT fornecendo dados específicos, que integra e simplifica o registro e o acompanhamento de dados.
Através dos módulos específicos para cada setor, o controle e compartilhamento de informações se tornam mais ágeis e seguros, garantindo a fidelidade das informações e a facilidade de visualizar todo o processo empresarial.
Assim, controlar o estoque, emissão de notas fiscais eletrônicas,cadastros de clientes e fornecedores, vendas, fluxo de caixa, pagamentos e recebimentos é essencial. Com o módulo relatórios você reuni dados e oferece uma visão completa dos resultados para sua análise.
Agora que você já sabe o que a análise SWOT e também como ela pode contribuir para a construção de um planejamento estratégia eficiente e que gere resultados para a sua empresa. Aproveite esse conhecimento e coloque-o em prática agora mesmo.