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Como fazer a revisão do seu planejamento estratégico para o segundo semestre?
Fatores relacionados ao mercado, ao marketing e aos hábitos de consumo dos clientes estão em constante mudança, então não é de se estranhar que o planejamento estratégico necessita de revisões para acompanhá-las, concorda?
Apesar de envolver estratégias a serem implementadas ao longo dos anos e funcionar como um guia para gestores, o planejamento estratégico não é um documento final que jamais sofrerá alterações. Na verdade, é fundamental que ele seja revisado e atualizado periodicamente a fim de medir o progresso feito em direção aos objetivos que foram estabelecidos.
Mas, como fazer a revisão do seu planejamento estratégico para o segundo semestre do ano? Confira a seguir!
Foque no orçamento e nas finanças
Nem tudo que consta no planejamento precisa ser revisado, mas alguns elementos demandam análises semestrais, como o orçamento. Aqui, a primeira pergunta a ser feita é: ele está dentro das expectativas ou o controle financeiro foi prejudicado?
Após o período de seis meses, a empresa já tem informações suficientes relacionadas às finanças para entender se o planejamento está funcionando ou não. Portanto, correções são necessárias para obter os resultados esperados.
Acompanhar as despesas e garantir a redução de custos pode ser uma das metas do seu negócio para alcançar o objetivo final, daí a importância de revisar semestralmente este tópico.
Defina quais áreas sofreram mudanças significativas
A revisão semestral e a posterior atualização visam alcançar um resultado: melhorar os processos atuais. Como uma empresa é composta por diferentes departamentos e, geralmente, segue as regras do mercado, é comum que mudanças drásticas aconteçam.
Veja apenas alguns exemplos:
– No decorrer do semestre, ficou decidido que determinado setor seria extinto ou criado;
– O serviço de contabilidade foi terceirizado;
– Especialistas foram contratados para cuidar de áreas específicas;
– Um sistema de gestão empresarial foi implementado;
– O gestor percebeu a importância do planejamento de marketing e resolveu investir mais na área.
Por isso, antes de revisar o planejamento é importante saber quais áreas foram modificadas para realizar as atualizações necessárias.
Verifique as metas e objetivos já alcançados
Antes de adentrarmos o tópico, veja alguns erros comuns em relação ao planejamento estratégico de pequenas e médias empresas:
– Não definir indicadores de desempenho;
– Não definir metas e objetivos inteligentes;
– Não utilizar a tecnologia para registrar dados de gestão e acompanhar métricas.
E por que abordamos esses erros? Simples: porque eles afetam diretamente a etapa de análise de objetivos alcançados. Portanto, considere que a definição de indicadores e a utilização de um sistema ERP para registrar dados é fundamental para analisar os resultados.
Após verificar os resultados atuais, analisá-los e compará-los com os anteriores, é preciso definir se as metas e objetivos estipulados já foram alcançados. A partir daí, é importante agir considerando as seguintes questões:
– Se foram alcançados, é necessário mirar mais alto. Como?
– Se não foram alcançados, o que aconteceu? As metas e objetivos foram mal traçados, os consumidores não estão reagindo às estratégias ou o tempo não foi o suficiente? Houve o registro de tudo o que foi feito para executar a estratégia?
– O que faz sentido manter e descartar do planejamento?
– Quais Planos de Ação podem ser aprimorados?
Dê atenção às ferramentas de apoio
Você já fez a análise SWOT? Ao revisar o planejamento para o segundo semestre, é importante pensar em novos caminhos e entender melhor o mercado e a própria empresa, daí a importância dessa análise.
De modo geral, o método SWOT visa analisar o ambiente interno por meio dos pontos forte e fraco do negócio e o ambiente externo por meio das oportunidades e ameaças encontradas.
Como mencionado no início deste artigo, muitos fatores estão em constante mudança: em um espaço de seis meses, portanto, é comum que tenha surgido muitas oportunidades ou até mesmo ameaças para o negócio e para o mercado.
Então, a partir dessa análise e do cruzamento de dados, é possível descobrir se a empresa está em fase de sobrevivência, manutenção, crescimento ou desenvolvimento.
Enfim, vimos neste artigo alguns tópicos que o ajudarão a fazer a revisão do seu planejamento estratégico. Responda às questões feitas acima, adote as sugestões mencionadas e pesquise mais sobre cada um dos tópicos abordados aqui.
Agora, o que acha de entender um pouco melhor sobre consultoria e assessoria em marketing de baixo custo para pequenas e médias empresas? Os resultados esperados podem estar mais perto do que você imagina!