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Como o planejamento estratégico pode ajudar pequenas e médias empresas?
Você tem aquela sensação de que está trabalhando demais e recebendo poucos resultados positivos? Isso pode ser um sintoma da ausência de um bom planejamento estratégico.
O que é exatamente o planejamento estratégico?
É um procedimento gerencial utilizado para direcionar o caminho a ser seguido pela empresa de forma a entender a sua posição no mercado, para onde ela quer ir e o que é preciso para chegar até lá.
Todos os objetivos da empresa devem fazer parte do planejamento, assim como a sua visão e valores. É importante dizer que o planejamento estratégico leva em conta não apenas a administração, mas também seus funcionários.
O planejamento ainda diz respeito a prepará-lo para os aspectos externos, como a concorrência, a competitividade do mercado, os clientes, entre outros itens que possam afetar o seu sucesso.
Por que investir em planejamento estratégico?
Confira a lista de motivos que preparamos a seguir e entenda a importância do planejamento estratégico para a sua pequena ou média empresa:
1 – Para entender seus pontos fortes e fracos
Ao planejar e estudar os aspectos envolvendo sua empresa, você conseguirá notar coisas que tinham passado despercebidas antes pela correria e falta de atenção aos detalhes.
Conseguir identificar seus pontos fortes e fracos é essencial para saber o que precisa melhorar, quais são as áreas que merecem mais foco, onde deve ampliar, entre outras possíveis ações.
Além disso, você é capaz de se preparar muito melhor para os desafios do mercado competitivo. Assim como passa a compreender de forma mais clara algumas nuances, fazer certas previsões financeiras, etc.
2 – Para conseguir resultados mais precisos
Nunca aja cegamente a partir de uma ideia que lhe parece “brilhante”. É necessário analisar o contexto, avaliar as probabilidades, procurar compreender os clientes e verificar as estatísticas do mercado.
O planejamento estratégico faz parte de tudo isso. Ao percorrê-lo, você pode perceber que antes de colocar a ideia em prática, você precisa melhorar ou atualizar algum outro aspecto ou talvez esperar um pouco mais, ou ainda refazer alguns pontos da ideia.
Basicamente, ao confiar nos frutos do planejamento você consegue obter mais resultados positivos e seguros.
3 – Para melhorar as estratégias de marketing
O marketing, em especial o marketing digital, é essencial para o crescimento de sua empresa. Você pode já saber disso, mas será que sabe a importância de planejar as personas, por exemplo?
As técnicas de fazer o marketing mudaram muito e apenas ter uma ideia de que é seu público-alvo não é mais o suficiente para se aproximar do possível cliente. As personas são algumas dessas novas estratégias que estão dando certo.
Por ser uma parte mais específica do planejamento estratégico, é interessante contratar pessoal especializado no assunto que possa te auxiliar de forma completa a desenvolver as melhores estratégias de marketing.
Uma das melhores opções para isso é a AGMKT, uma agência de marketing que está no mercado há mais de 15 anos realizando consultoria e assessoria especialmente para pequenas e médias empresas. Vale a pena conferir todos os seus serviços.
4 – Para acompanhar o progresso das ações
Engana-se quem pensa que o planejamento estratégico vai somente até a tomada das decisões. Na verdade, é essencial acompanhar todo o progresso das ações, assim como mensurar seus resultados. Essa parte merece prioridade, pois afetará não apenas o projeto atual, mas também as decisões futuras.
Verifique se o seu dinheiro está sendo aplicado no lugar planejado, um ERP online pode lhe auxiliar nessa tarefa para conferir se as coisas estão saindo como o esperado e não tenha medo de realizar mudanças no meio do caminho.
5 – Para levar em conta o cliente
Toda empresa entende a importância do cliente, é claro. No entanto, muitas perdem a oportunidade de aprender com ele. Afinal, saber o que ele achou do serviço ou produto é de uma relevância maior do que você imagina.
Com esse feedback você é capaz de evitar erros futuros, melhorar alguns aspectos atuais, reforçar e investir nas partes positivas, definir outras ações de marketing, desenvolver e progredir, além de compreender como atrair mais clientes.
Esses foram apenas alguns dos motivos pelos quais você deve investir em planejamento estratégico. Vale lembrar também que ele ajuda a reduzir custos e a otimizar seu tempo.
Você ficará surpreendido com a quantidade de retornos positivos que terá!