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Desenvolvendo produtos e serviços que vendam.
Entender o ciclo de vida dos produtos e serviços de sua empresa é fundamental para o sucesso do negócio.
De certa forma produtos e serviços são como seres humanos: nascem, crescem, tornam-se adultos, envelhecem e morrem. Em relação a produtos e serviços, estas etapas são: Lançamento, Crescimento, Maturidade, Declínio e “Morte”(descontinuidade ou revitalização). Entender esta dinâmica e tomar atitudes na hora certa pode ser a diferença em entre o lucro e o prejuízo em sua empresa.
Analisando o histórico de vendas em relação ao volume de negócios e lucros, você poderá obsevar que todo produto ou serviço segue um ciclo de vida.
Alguns produtos quando lançados alcançam rapidamente o sucesso, isto ocorre normalmente quando são inovadores, quando estão vinculados algum modismo ou nicho de mercado e até por inexistência, mesmo que temporária, de concorrentes. Outros apresentam resultado a médio e longo prazos que em alguns casos geram um bom volume de vendas e lucros. E ainda existe casos que é possível revitalizar algumas características do produto ou serviço com objetivo de alongar sua vida útil.
Mas o mais importante é não pensar duas vezes em descontinuar um produto ou serviço, que embora vendendo não gerem mais resultados. Portanto, fica claro a importância de se acompanhar o ciclo de vida de cada item, analisando rotineiramente sua evolução e resultados.
Abaixo seguem algumas dicas para implantação de um processo de análise do ciclo de vida de seus produtos ou serviços em sua empresa:
– Crie processos de controle para analisar o desempenho de vendas e lucros por tipo de produto ou serviço;
– Desenvolva um planejamento para lançamento, revitalização e descontinuação de produtos/serviços
– Sempre acompanhe o volume de vendas e resultados e se for preciso ajuste seus custos e preços a realidade atual;
– Não dependa de um só produto ou serviço. Invista na criação de outros rapidamente.
– Analise a concorrência sistematicamente. Desta forma, você terá a oportunidade de se antecipar e não apenas reagir.
E por último, sempre que for necessário descontinue produtos ou serviços antes de darem prejuízos.