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Dicas para um planejamento empresarial de sucesso
“Navegar é preciso” – quando falamos em planejamento empresarial, nada poderia ser mais verdadeiro do que esse verso do célebre poeta português, Fernando Pessoa.
Em seu poema, Pessoa faz referência aos feitos dos grandes descobridores portugueses da época das navegações. De forma semelhante à esses homens, também você, gestor, é o comandante da sua nau. Assim como eles, cabe a você garantir a estabilidade da sua empresa frente às intempéries do mercado, liderar a sua equipe e garantir que suas metas sejam alcançadas com sucesso.
Ora, assim sendo, “navegar é preciso” poderia ser lido ainda como “planejar é preciso”. Preciso aqui em ambas os seus sentidos: planejar é tanto uma necessidade, como uma atividade que deve ser realizada com seriedade e precisão. E isso porque planejar nada mais é do que estabelecer, a partir de uma avaliação acurada da situação atual do seu negócio, qual o melhor caminho para alcançar suas metas com sucesso e segurança.
Poesias à parte, coloquemos os pés no chão: um bom planejamento é essencial para a sobrevivência da sua empresa. Pensando nisso e buscando ajudar você, gestor, que busca soluções para um melhor planejamento empresarial, nossa equipe reuniu 5 dicas essenciais para garantir um planejamento empresarial cada vez mais eficiente. A lista você confere a seguir:
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Conheça a situação real da sua empresa
A má gestão financeira é uma das principais causas de falência entre as empresas ainda nos primeiros anos de atividades. Por isso, um planejamento eficiente começa com a tomada de consciência da real situação financeira da sua empresa.
Verifique os gastos fixos e variáveis da sua empresa, os investimentos realizados, o retorno de suas ações de marketing, o capital investido em estoque. Mantenha tudo na ponta do lápis e, a partir dessas informações, estabeleça um calendário financeiro. Com ele, você poderá controlar as datas fixas com maior volume de transações financeiras, podendo igualmente planejar as aquisições e investimentos de acordo com a rotatividade mensal do seu capital.
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Conheça o seu mercado
Conhecer os mares pelos quais você navegará é parte vital da sua atividade como gestor. Para começar, faça o dever de casa: realize pesquisas de mercado, analise seus cadastros de clientes atuais e de leads, esteja antenado aos perfis de consumo do seu público alvo. Saber como o seu público alvo pensa te ajudará a definir as melhores estratégias para comunicação empresarial, para as suas ações de marketing e para o seu discurso de vendas.
Não deixe de investigar também a sua concorrência: saber o que outras empresas do mesmo setor estão oferecendo – e por qual preço – vai ajudar a sua equipe de vendas a ter mais segurança na hora de atender o cliente, além de servir como uma base para você, gestor, estabelecer não somente preços, mas também estratégias que permitam projetar a sua marca no mercado.
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Estabeleça metas claras e tangíveis
A partir dessas investigações iniciais sobre a situação concreta da sua empresa e do mercado em que você atua, é hora de passar à prática e definir um plano de ação. Defina de forma clara onde a sua empresa quer chegar: não basta apenas estabelecer que a sua empresa quer ser bem sucedida, é preciso estabelecer um objetivo claro sobre qual posição a sua empresa quer alcançar no mercado.
Em seguida, procure estabelecer metas de curto, médio e longo prazo para todos os setores da sua empresa. Essas metas são o caminho que você, gestor, julga necessário para trilhar para alcançar o seu objetivo. Elas devem ser claras e tangíveis: devem estar alinhadas à situação da economia atual do país e às previsões para o setor em que a sua empresa atua. Além disso, devem ser partilhadas com a equipe de forma transparente, para que todos saibam a direção que empresa está tomando.
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Invista no treinamento da sua equipe
O estabelecimento de metas claras e seu compartilhamento com a equipe colaboram para o aumento da motivação de seus funcionários, criando um espírito de equipe benéfico para a sua empresa. Metas irreais, por outro lado, agem no sentido contrário, contribuindo para manter seus funcionários desmotivados e reduzir a qualidade dos resultados alcançados pela sua equipe.
Após estabelecer metas, é preciso capacitar a sua equipe para que alcancem seu pleno potencial em operação. Defina as áreas de maior relevância para oferecer treinamento específico: vendas, liderança, relacionamento interpessoal… As opções são várias, e cabe a você, gestor, identificar quais as ferramentas de que a sua equipe mais precisa para alcançar os objetivos da sua empresa.
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Invista em melhoria contínua de processos
Invista em soluções que permitam melhorar os procedimentos rotineiros da sua empresa, otimizando o tempo da sua equipe e tornando o seu atendimento mais ágil e eficiente. Para isso, uma boa opção é utilizar um sistema ERP para pequenas empresas.
Voltado para ajudar no planejamento dos recursos da sua empresa, um ERP é um software que vai permitir que você, gestor, tenha um melhor controle financeiro, de estoques e de pessoal. O sistema é alimentado pela sua equipe com as informações do dia a dia e, de forma integrada, o próprio ERP vai atualizando os dados nas áreas correlatas. Por exemplo: ao lançar os dados referentes a uma venda, o próprio sistema já atualiza os dados do seu estoque, e permite que sejam gerados boletos e nota fiscal eletrônica para o seu cliente.
Dessa forma, você, gestor, acompanha no detalhe e em tempo real todos os aspectos do seu negócio. O ERP cloud é ainda uma ótima forma de acompanhar a atuação da sua equipe, avaliar resultados obtidos e redefinir as metas pré-estabelecidas, de forma a corrigir o rumo da sua nau rumo ao sucesso!