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A importância do Planejamento de Marketing e Financeiro para 2019
O ano de 2018 ainda não acabou, mas mesmo assim já está na hora de você preparar sua empresa para o próximo ano, que muito em breve vai chegar. As empresas mais bem sucedidas do mercado trabalham com planejamentos de marketing e financeiro eficientes criados com antecedência para que tudo seja devidamente pensado e organizado.
Infelizmente alguns gestores ainda não entenderam a importância dessa atitude e acreditam não ser necessário, pensam que tudo pode ser feito ao longo do ano e que não fará diferença, mas eles estão enganados.
O planejamento eficiente precisa ser iniciado com bastante antecedência para que sejam considerados e avaliados diversos fatores como as tendências, os orçamentos disponíveis, os movimentos da concorrência e para que sejam estabelecidas metas de curto, médio e longo prazos.
Qualquer estratégia de crescimento precisa, necessariamente, de planejamento e ação. É necessário tempo para pensar em todas as variáveis e montar um plano de ação e prática que envolva todos os colaboradores da empresa.
O que é o planejamento de marketing?
A empresa que quer fidelizar consumidores e transformá-los em clientes que gostam e consomem assiduamente seus produtos precisam aumentar sua base de clientes. Para isso o marketing é o principal aliado da empresa.
Hoje existem diversos canais de divulgação, os consumidores estão cada vez mais exigentes e fazer um trabalho estratégico de marketing é fundamental para realmente ter resultados.
A facilidade de criar um perfil em uma rede social e publicar imagens legais pode iludir os empreendedores, que acabam acreditando que isso é o suficiente, mas sem uma estratégia por traz das publicações, os posts acabam sendo irrelevantes e não atingindo o público-alvo da empresa.
Planejamento de marketing é identificar as necessidades do seu público-alvo, conhecer o seu comportamento e avaliar as oportunidades de negócio para pensar em formas de atrair o cliente e atender suas expectativas.
Outro fator importante do planejamento de marketing é que com ele é possível monitorar os resultados obtidos em cada ação estratégica, mesmo que intermediária, identificando o que está gerando resultados melhores e também o que precisa ser modificado.
O que é o planejamento financeiro?
Nenhuma empresa consegue crescer sem ter condições financeiras para honrar seus compromissos e investir em suas operações. E, muitas vezes, principalmente os empreendedores iniciantes, acabam deixando o monitoramento financeiro de lado, causando prejuízos para a empresa.
Quando bem utilizado o planejamento financeiro ajuda o empreendedor a definir metas financeiras estratégicas para alcançar objetivos importantes para o negócio e a tomar decisões mais assertivas para a empresa.
O planejamento financeiro exige o conhecimento dos custos e receitas da empresa e a análise do cenário de mercado, para que seja realizada uma projeção de recebimentos e pagamento, e para que sejam criadas metas que direcionem o negócio no rumo do crescimento.
A primeira vantagem percebida é a clareza sobre as movimentações financeiras. As projeções devem ser utilizadas com uma análise de mercado eficiente, para que seja possível identificar oportunidades e as ações necessárias para aproveitá-las.
Ferramentas que podem ajudar a criar o planejamento de marketing e financeiro
Identificar todas essas informações necessárias para criar o planejamento da empresa não é fácil, ainda mais diante de tantas atividades relacionadas ao negócio.
Mas hoje existem ferramentas que facilitam a visualização de tudo isso e tornam objetivas as ações necessárias.
Uma delas é o sistema de Gestão Empresarial ERP que integra todos os setores da empresa e facilita a organização das informações. Uma plataforma intuitiva que permite a visualização da empresa de maneira simples e rápida, fornecendo dados confiáveis para a tomada de decisões importantes com segurança.
O módulo de geração de relatórios oferece recursos personalizados e em tempo real, para que você consiga acompanhar os resultados das vendas e o que precisa ser melhorado.
A segunda ferramenta que auxilia a empresa é o CRM, um sistema de gestão de relacionamento com os clientes. Esse recurso captura informações importantes sobre o seu cliente e sugere ações que podem ser realizadas para intensificar o relacionamento e atender as expectativas dele, gerando mais negócios para a empresa.
Algumas dessas ferramentas podem ser integradas, o que facilita ainda mais a identificação dos clientes e suas preferências.
Agora você já sabe a importância do planejamento financeiro e de marketing para a sua empresa, então chegou a hora de colocá-lo em prática para que o próximo ano seja de crescimento no seu negócio.