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Lançamento “Agência de Marketing”
Cliente: AGÊNCIA DE MARKETING
Veículo: MAPADAMIDIA.NET
Data: 19/11/2002
Seção: ***
Página: ***
19/11/2002 – Lançamento “Agência de Marketing”
Litera Assessoria de Comunicação – luiza@litera.com.br |
“AGÊNCIA DE MARKETING”, DE GUILHERME SZTUTMAN,SUPRE NECESSIDADE CRESCENTE DO MERCADO POR SERVIÇOS INTEGRADOS DE MARKETING
Ao reunir networking de profissionais de alto nível com especialidades complementares, a “Agência de Marketing” oferece serviços importantes para o marketing de clientes das agências de propaganda e para as próprias agências Com o enxugamento crescente das estruturas das companhias, a redução do quadro de pessoal e a demissão de profissionais qualificados, como resultado da diminuição das margens médias de lucro dos negócios, as empresas deparam cada vez mais a dificuldade de estruturar seu negócio para competir em um mercado que hoje funciona com regras novas e quase desconhecidas, num cenário em que a instabilidade é dado constante. Ao mesmo tempo, na última década as agências de propaganda vêm sendo sobrecarregadas com solicitações de serviços para o composto de marketing ou vendo seus clientes comprar no mercado serviços específicos mas nem sempre integrados, como pesquisa de mercado, estratégia de distribuição, projetos de branding, programas de treinamento de pessoal de vendas, inteligência para database management e planejamento estratégico ou de marketing, entre tantas outras demandas. Esta dinâmica vem impactando negativamente o relacionamento entre as agências e seus clientes, obrigando as agências a se desdobrar para oferecer o que não podem, pois escapa à sua especialidade, e terminando por não responder aos desafios mercadológicos de seus clientes, razão pela qual terminam sendo de alguma forma penalizadas. Dando um exemplo comum, o cliente convoca a agência para ajudar a resolver a queda de vendas. Mas será a comunicação a resposta? E se for a distribuição? A embalagem? O Preço? O relacionamento com profissionais do ponto de venda? Ou a formulação do produto, em si? É preciso diagnosticar com precisão e rapidez, para desenvolver as respostas mais adequadas, e oferecer a supervisão da integração das soluções desenvolvidas. Para suprir este conjunto de necessidades e ser simultaneamente útil a agências e aos seus clientes, por se situar na brecha de mercado entre marketing e comunicação, nasceu a Agência de Marketing, empresa estruturada sobre uma rede de especialistas de alto nível e que auxilia as empresas a diagnosticar necessidades em todo o composto de marketing, desenvolve junto com os especialistas de sua rede as soluções mais adequadas e supervisiona a integração da solução, monitorando resultados. “Esta tendência, a de operação por meio de redes de especialistas de alto nível, já era familiar no cenário da TI — Tecnologia da Informação, mas no ambiente de marketing e comunicação é inovação”, explica Guilherme Sztutman, idealizador e fundador da Agência de Marketing. “Então, identifiquei a inexistência no mercado de uma estrutura integradora de serviços de apoio ao marketing das empresas e lancei a Agência de Marketing, expõe Sztutman. No modelo de operação em rede, minha experiência como executivo, aliada à de consultor, me dá a base necessária para atuar como ‘diretor de marketing interino’ a cada situação de mercado, conforme o perfil da empresa cliente, liderando o processo inteiro, do diagnóstico à implantação e avaliação de resultados, seja uma empresa industrial, comercial ou de serviços”. Utilizando o paralelo do conceito de networking, Sztutman aposta em uma rede de relacionamentos, no trabalho por projetos e na gestão por competências: a Agência de Marketing auxilia a equipe do cliente a definir melhor suas necessidades, a desenvolver as melhores soluções para cada caso e a integrar estas soluções na dinâmica da empresa, com custos e prazos pré-definidos em cada caso. “Uma rede de especialistas que, por não manter custos fixos elevados, mas operar conhecimento em rede, oferece excelente relação custo/benefício às empresas atendidas”, observa Sztutman. Com isso, a empresa cliente ganha velocidade, precisão de foco, flexibilidade e ótima aplicação de recursos, dentro de um clima propiciador do desenvolvimento profissional da equipe fixa. Além disso, libera a equipe para suas atividades cotidianas ou regulares, tendo à frente da integração da solução um profissional com ampla visão de conjunto, própria dos altos escalões de empresas ou companhias. Desde que deixou a diretoria de marketing do O Estado de S. Paulo, função que desempenhou por dez anos, Guilherme Sztutman vem atuando como consultor de planejamento estratégico e de marketing. Além disso, traz vasta experiência como executivo de expressivas companhias brasileiras, entre as quais diretor de serviços de marketing da Philip Morris e de diretor corporativo de comunicação da Johnson & Johnson. |
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