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Modelo Canvas como plano de negócios, como aplicar em seu negócio
O plano de negócios é uma etapa de fundamental importância para empresas que estão abrindo, passando por mudanças ou querem se reestruturar. Basicamente, consiste em reunir todas as informações do negócio.
Dessa forma, é possível visualizar de modo mais claro a empresa. No entanto, por onde começar? Para ajudar nessa tarefa, existe o Modelo Canvas, originalmente chamado de Business Model Canvas, uma ferramenta ideal para o plano de negócios.
Está interessado no assunto e quer saber mais? Então, continue lendo este artigo e descubra o modelo Canvas como plano de negócios, de que maneira aplicar em seu negócio. Para tanto, confira os tópicos a seguir:
– Como funciona o modelo Canvas como plano de negócios
– Como um sistema ERP pode ajudar no plano de negócios
– Importância do marketing no plano de negócios
Como funciona o modelo Canvas como plano de negócios
Por meio do modelo Canvas, é possível saber por onde começar na hora de fazer o plano de negócios para a sua empresa. Isso é possível porque essa ferramenta conta com nove blocos, ou seja, tópicos essenciais para abrir ou reestruturar um empreendimento.
Além disso, ele é flexível e pode ser adaptado de acordo com a realidade de cada empresa. Também possui uma linguagem simples, de fácil entendimento a todos que se valerem dele. Veja a seguir quais são os blocos do modelo Canvas.
1 – Proposta de valor
Trata-se do que o seu produto ou serviço possui que agrega valor ao cliente. Ou seja, de que forma, o que você vende atende as necessidades do seu público.
2 – Atividade-Chave
Qual ou quais são as principais atividades que a sua empresa executa com a finalidade de entregar ao cliente o valor pretendido.
3 – Recursos principais
Quais são os recursos, tanto estruturais, como pessoal e outros, para que a sua empresa consiga concretizar a sua ou as suas atividades-chave.
4 – Parcerias principais
Consiste nas atividades-chave que são executadas do modo terceirizado, bem como os recursos que se obtém fora da empresa.
5 – Estrutura de custos
Engloba todas as despesas que a sua empresa tem para que funcione a estrutura necessária a fim de realizar a sua ou suas atividades-chave.
6 – Fontes de receita
Reúne todas as maneiras que o seu negócio possui de obter receita, ou seja, as fontes de ganhos.
7 – Segmento de clientes
Determina quem são os consumidores em potencial do seu produto ou serviço.
8 – Relacionamento com clientes
Define o modo ou os modos como a sua empresa vai se comunicar com os seus consumidores em potencial e já clientes.
9 – Canais
Refere-se a maneira que o consumidor adquire e recebe o seu produto ou serviço.
Como você pode ver, todos os principais pontos de um negócio se encontram no modelo Canvas. Assim, depois de fazer o seu plano de negócios, fica muito mais simples visualizar a sua empresa, não é mesmo? Por isso, também é chamado de mapeamento do empreendimento.
Como um sistema ERP pode ajudar no plano de negócios
Além do modelo Canvas para realizar o plano de negócios, outra ferramenta de grande utilidade é o sistema ERP, que consiste em um software que reúne todas as atividades do seu negócio. Para tanto, a equipe deve realizar as tarefas do setor na sua plataforma.
Isso quer dizer que, ao invés de anotar pedidos, custos, controlar o financeiro, quantidades de estoque em planilhas separadas ou mesmo em papéis, que podem ser perder com o tempo, as informações operacionais ficam em um só lugar.
Essa maneira de organizar a sua empresa também permite visualizar o seu empreendimento de modo mais claro. Dessa forma, contribui com a sua organização e até mesmo com a tomada de decisões.
Portanto, na hora de reestruturar a sua empresa e traçar um plano de negócios, o sistema ERP se torna indispensável. Isso porque, devido ao banco de dados que possui, permite que todas as informações necessárias sejam encontradas com facilidade e rapidez.
Importância do marketing no plano de negócios
Os blocos do modelo Canvas referentes a clientes e canais de comunicação integram o marketing da empresa. Esses são pontos de extrema importância para o sucesso do seu negócio.
Afinal, é preciso investir em ações de marketing para divulgar a sua marca e ser conhecido pelo seu público alvo. Dessa forma, é recomendado que se pense de forma conjunta nas ações que se pretende fazer para promover a sua empresa, ou seja, criar um plano de marketing.
Hoje, muitas empresas se beneficiam no marketing digital, mesmo assim, algumas ações voltadas ao marketing tradicional podem funcionar. Tudo isso deve ser avaliado para eleger os canais de comunicação mais eficientes para chegar aos seus clientes em potencial e aumentar as vendas.
Para colocar o plano de marketing em prática, é preciso ainda contar com uma equipe dedicada a essa tarefa, que execute as ações e as acompanhe. Assim, os resultados podem ser mensurados.