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O Poder da Capacitação e dos Significados.
Todo bom treinamento de vendas que esteja conectado com nossos tempos deve lhe informar que o diferencial de qualquer organização é o que determinará sua sobrevivência num ambiente de negócios cada vêz mais competitivo e conectado.
Ao tratar da questão dos diferenciais o treinamento empresarial normalmente elabora sobre a habilitação, ou capacidade de criação de soluções, que uma organização possa desenvolver para seu grupo de clientes que a coloque num patamar vantajoso na hora da escolha de negócios. Porém os diferenciais só podem ser fruto do trabalho e criatividade de pessoas o que coloca um desafio, particularmente, importante para as organizações, a capacitação de seus colaboradores.
Mas não é somente isto. Não basta somente a capacitação. O ser humano é complexo e nem todo colaborador bem capacitado tem uma boa performance ou uma performance condizente com sua capacitação. Muitas vezes não são criativos e parecem estacionados, presos em armadilhas interiores.
Mas porquê será que isto acontece? O que falta? Salário maior? Sistema de Premiações? Exercer pressão sobre estes profissionais pode ser o remédio?
Não!!!!!
O Motor das Performances
É senso comum que colaboradores motivados e bem capacitados são os verdadeiros diferenciais de qualquer organização. São os criadores de soluções e, não raro, os inovadores. Portanto as empresas investem fortemente em treinamentos específicos como o curso de gestão de pessoas que tem como objetivo a administração técnica dos times (capacitação, orientação, segurança, treinamento, compliance etc) e os treinamentos motivacionais.
No tocante à gestão de pessoas a percepção empresarial é bem desenvolvida e expert no assunto. Há inúmeros sistemas, normatização, treinamentos, avanços tecnológicos e procedimentos diversos que garantem que, se seguidos, trarão o benefício da produtividade para qualquer empreendimento humano. Fato este observado pela plena capacidade produtiva que as organizações tem em nossos dias. Produzir com eficiência não é mais nosso problema.
Claro que vemos muitas organizações que não seguem normas e procedimentos e tem problemas em desenvolver-se, mas é uma questão de aquisição de conhecimento e teste de fórmulas prontas, consagradas por outras organizações bem sucedidas. Neste caso não se sofre por falta de recursos, mas sim por não usar os recursos que são disponíveis.
Por exemplo, uma organização que quer fazer negócios com o mercado, mas que não tem um bom planejamento de marketing, como irá construir sua interface com este mesmo mercado de que depende para sobreviver?
Não significa que não há a sua disposição ninguém que saiba fazê-lo, significa que não dá importância a um estratagema inteligente de marketing num mundo hiper-competitivo. Como consequência ela terá sérios problemas para se desenvolver e sofrerá até que perceba que as organizações bem sucedidas, normalmente, tem um bom planejamento de marketing e levam-no a cabo criteriosa e constantemente.
A Visão das motivações e seus mecanismos.
Aqui chegamos ao ponto crucial de nossa análise. A questão da motivação.
Há inúmeros agentes motivadores de organizações e de pessoas e ainda de diversos matizes diferentes. Ao se estudar o tema a fundo verá que, quase sempre são os mesmos, afinal de contas organizações são pessoas.
O agente motivador pode ser o medo, a necessidade, o prazer, uma crença, a ganância e até o sofrimento. São os que chamamos de motivadores secundários e que dependem de uma referência externa para existirem. No momento em que sua referência desaparece, desaparece também a motivação. Vamos entender melhor.
Se um indivíduo está andando numa rua e aparece um cão bravio, poderá ser fortemente motivado a correr. Se correr será por medo de ser agredido furiosamente pelo cão. Enquanto durar o sentimento de medo ou seja, sua motivação, o indivíduo continuará correndo o mais longe que puder e na maior velocidade possível. Assim que perceber que o cão bravio já não está mais perseguindo-o, o medo se dissipará e como consequência a motivação para correr, logo não correrá mais. Poderá até parar para seu descanso.
Assim funcionam as motivações secundárias, elas são circunstanciais e referenciadas por eventos externos ao indivíduo. Passadas as circunstancias, passa a motivação.
O nó da questão é que também existem motivações primárias (suas referências são internas) para fazermos o que fazemos mas aí tudo muda. Tudo fica um pouco mais complexo. Motivações primárias sempre são as mais poderosas, pois são reflexos dos valores e das formas como os indivíduos vivem e uma delas é inatacável: O significado.
Motivações Poderosas.
Indivíduos pouco capacitados e imbuídos de significados são homens de ação. Pode ser que suas ações resultem em algo indesejado para si mesmo por falta de capacitação, mas não será por falta de significados que não agirão. Um indivíduo cheio de significados age, ele simplesmente funciona assim e não consegue ser diferente. É uma das leis da vida se revelando no homem e independentemente de sua vontade ou capacitação.
Indivíduos bem capacitados e imbuídos de significados são homens de ação extraordinários. Dificilmente suas ações resultam em algo indesejado para si mesmo e funcionam impulsionados pelos mesmos mecanismos que os indivíduos pouco capacitados, só que agora seus resultados são diferentes, muito diferentes.
Claro fica que a capacitação é diretamente responsável pelos resultados e não poderia ser diferente. A responsável pela vontade de ação é aquilo que chamamos de significado, ou significados.
Estes são os indivíduos que as organizações buscam, os cheio de significados em fazer o que fazem e são difíceis de achar. A capacitação não é problema, a organização consegue realizá-la constantemente e é somente uma questão de tempo e dedicação. Já os significados, hummmmmm !!!!!!
A formação das Lideranças
Esta é a matéria prima de qualquer treinamento de liderança contemporâneo, as pessoas cheias de significados. É uma das características fundamentais dos líderes. Quando uma organização investe num evento motivacional está, exatamente, exercendo o esforço para que pessoas possam lidar com suas descobertas por significados.
Havendo significados para qualquer indivíduo em fazer algo, ele simplesmente quererá agir e não conseguirá ir contra suas próprias demandas internas. Será impulsionado. Sua vontade de ação será tão poderosa que se não conseguir encontrar no próprio ambiente de convívio as condições para que passe a agir, imediatamente procurará por outro ambiente aonde possa viver em consonância com seus significados.
Quando isto acontece, damos a este indivíduo o nome de empreendedor. Aí está a razão por que, normalmente os empreendedores lideram em qualquer ambiente aonde estejam.
Liderança e empreendedorismo não são a mesma coisa, mas são quase a mesma coisa. Diferenciais acontecem em função destes mecanismos e os significados é o que impulsiona tudo.
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Fonte desta matéria : TrainerBr