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Outbound e Inbound como integrar sua estratégia de marketing na prática.
É comum muitas empresas chegarem até a AGMKT com o pensamento de que Inbound e Outbound são duas estratégias de marketing totalmente distintas e que cada uma delas tem objetivos diferentes. Com foco neste questionamento, hoje vamos exemplificar como integrar o inbound e outbound marketing no seu negócio em 5 etapas!
Mas, primeiramente vamos diferenciar ambas as estratégias.
– Inbound: criação e compartilhamento de conteúdo relevante em diversos formatos voltado para um público-alvo específico para atrair e conquistar a atenção de forma passiva.
– Outbound é uma estratégia de prospecção ativa onde você identifica o perfil dos potenciais clientes e começa a abordá-los.
Independentemente da sua forma de atração, as estratégias de marketing têm como foco principal atrair potenciais clientes, resultando em conversões de vendas para sua empresa, certo? Pensando nisso, integrar inbound e outbound, pode aperfeiçoar os resultados das ações. Veja como!
Atrair
Para criar ações de atração é preciso entender e saber quem é o seu público e quais as preferências, gostos, necessidades e dores dele, só assim você saberá como atrai-los e cativá-lo.
Nesta etapa você deve pesquisar a máximo sobre o perfil dos seus consumidores e direcione promoções, novidades e até mesmo ações de divulgação para a sua persona.
Converter em lead
Converter visitantes em leads é a chave para chegar ao objetivo final de qualquer estratégia e investimento: conhecido como retorno em vendas. Aí, muitas empresas ou donos de negócios podem se perguntar: mas afinal, o que é um “lead”?
O lead é aquele visitante frequente, aquele navegante que sempre tem interesse pelo conteúdo de uma determinada empresa, ele já não é simplesmente um usuário acessando o site, mas alguém que usa aquele site como referência para se informar.
Para converter visitantes em leads, normalmente consiste no preenchimento de um formulário ou de um cadastro de nome e e-mail dentro do site, é necessário oferecer algo a mais, algo a que eles não teriam acesso normalmente e que desperte o interesse e a necessidade.
É importante definir:
Por que você quer ter leads?
Seu negócio vende produto ou serviço?
Como seus leads chegarão até sua empresa?
Quais informações são relevantes conseguir dos visitantes?
Ou mais além, por qual caminho os visitantes vão chegar a seu produto?
Com algumas de nossas dicas acima, é possível direcionar informações relevantes através de ações de inbound ou outbound para seu lead com o intuito de manter um relacionamento.
Relacionamento
Agora que você já converteu seu visitante em lead na etapa anterior, um item essencial é alimentar esta relação para concretizar negócios futuros. Neste momento o lead merece atenção do seu negócio e já demostrou um interesse inicial.
Não dar a devida atenção a esta etapa, aumenta chance da perda de interesse pelo seu serviço ou produto. A empresa tem que direcionar conteúdo complementar, demonstrando ao potencial cliente os diferenciais da sua empresa em relação aos concorrentes, a qualidade dos produtos e serviços, vantagens e benefícios. Fazer-se presente no dia a dia do lead, de maneira passiva e não invasiva.
O lead tem que reconhecer o seu negócio como uma autoridade no assunto, uma referência segura para a solução que o cliente busca.
Transformando em clientes
Tanto no Inbound e outbound não existe sucesso sem conversões. Uma vez que seu potencial cliente se mostrar pronto para comprar, convertendo em suas páginas, respondendo através de e-mails ou telefone, nesta etapa seu time comercial abordá-lo o mais breve. Quanto mais tempo passar, menores as chances de ter sucesso em transformar seus leads em clientes.
Seu time de vendas deve estar alinhado na abordagem de um Lead. O marketing trabalha bastante no relacionamento para ganhar a confiança do seu publico alvo.
De qualquer forma, um passo essencial para o sucesso é garantir que os times de vendas e marketing estejam em sintonia com suas ações, em todas as etapas trabalhando em conjunto para o sucesso das vendas do seu negócio.
Fidelização
Após as etapas cumpridas acima, fidelizar clientes é tão importante quanto atrai-los. Sem isso, os novos negócios seriam suficientes apenas para manter a empresa funcionando, sem qualquer chance de aumentar os lucros e expandir.
Além disso, podemos citar ao menos 5 bons motivos pelos quais a fidelização deve ser uma das prioridades do seu negócio: Cliente fiel compra de novo, Indicações são espontâneas e constantes um cliente fidelizado fala bem do seu negócio.
Você já realiza estas etapas no seu negócio? Converse conosco e veja como vamos auxiliar e aumentar as vendas da sua empresa!