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Plano de Marketing: 8 passos para criar um que gere resultados
Como uma pequena empresa pode desenvolver um plano de Marketing que gere resultados concretos.
Faça um autodiagnostico da sua empresa. Se estiver envolvida em uma guerra de preço sem fim, se os seus produtos ou serviços são praticamente iguais aos da concorrência ou se a sua equipe de vendas está desmotivada e desnorteada, está na hora de parar de reagir às ações do mercado e começar a agir. O alinhamento de estratégias e objetivos a partir de um planejamento marketing é um excelente começo.
Alguns passos são importantes para construção de um plano. Que são:
Passo 1 – Antes de tudo forme um grupo heterogêneo – com os principais membros de cada área da empresa – que será responsável pela elaboração do plano, divulgação interna e implantação das ações.
Passo 2 – Faça a revisão ou definição do propósito do seu negócio, mesmo que você já tenha um definido. Proponha para que os membros repensem os objetivos da sua empresa e juntos, pelo consenso, definam um propósito que represente o motivo pelo qual sua empresa existe.
Passo 3 – Reavalie ou defina os valores éticos e morais do seu negócio. Defina o que a sua empresa respeita e preza, levando em conta seu passado cultural, seu ambiente e principalmente suas crenças. Com este conjunto de valores claramente definidos será possível, por exemplo, contratar ou manter as pessoas mais adequadas aos valores de sua empresa.
ANÁLISE SWOT
Passo 4 – Análise SWOT – Faça uma análise interna de pontos fortes e fracos e, olhando ao mercado, defina oportunidades e ameaças para o seu negócio, o que permitirá que todos os envolvidos tenham uma noção clara da situação da empresa, que pode estar em crescimento, em fase de inovação, estagnação ou extinção.
Passo 5 – Com este conjunto definido, elabore seus objetivos. Eles precisam ser ambiciosos, porém realistas, mensuráveis e com prazos pré-determinados. Lembre-se que o planejamento não deve ser estático. Deve ser usado como um instrumento de gestão e nunca colocado na gaveta. Não se esqueça ainda de avaliar continuamente porque sempre serão necessárias mudanças.
AÇÕES
Passo 6 –Defina ações para cada objetivo definido. Seja bastante criterioso e realista, defina ações que estejam de acordo com a realidade financeira de sua empresa e, principalmente, que sejam implementáveis, ou seja, que os membros de sua equipe tenham tempo e características necessárias para viabilizá-las.
Passo 7 – Elabore um cronograma. Para todas as ações defina prazos, tanto para início quanto para término e responsáveis.
Passo 8 – Crie uma rotina com reuniões periódicas para avaliação dos resultados e mudanças de rumos.
Planejar é fundamental, porém fazer as ações saírem do papel é o grande desafio. Pela experiência na condução de mais de três dezenas de projetos envolvendo pequenas e médias empresas, não tenho dúvidas de que sai muito mais barato contratar, por um tempo pré-determinado, a experiência de profissionais que, além de proporcionarem uma visão externa, ajudarão a sua empresa a planejar e implantar o que foi sugerido
Texto escrito por Alessandro Basile – sócio da AGMKT, Marketing e Comunicação para Pequenas e Médias empresas.