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Quais ferramentas de gestão são essenciais para a sua empresa?
Administrar uma empresa não é tarefa fácil – e isso vale para qualquer empresa, pequena ou grande! Os desafios que se apresentam à gestão não são poucos: é preciso garantir o equilíbrio financeiro do seu negócio, investir no desenvolvimento de boas relações com clientes e fornecedores, não descuidar dos estoques, liderar a sua equipe e estar presente no dia a dia da empresa.
E isso só para começar: se fossemos detalhar tudo o que está implicado em uma gestão de qualidade, a lista se estenderia por páginas e mais páginas – e fugiríamos do nosso propósito original.
De forma geral, podemos afirmar que o principal desafio à gestão de qualquer empresa é a necessidade de acompanhar e orientar o desenvolvimento de múltiplos processos paralelos, todos igualmente vitais para a manutenção e consolidação da sua marca no mercado.
Como lidar com esse desafio sem perder a sanidade?
Otimizar processos de forma a ganhar tempo para a sua gestão é um bom começo, assim como investir na automação de determinadas atividades, evitando o retrabalho da sua equipe e reduzindo a margem de erros na sua operação.
Em outras palavras, para alcançar maior eficiência na gestão não há nada melhor do que empregar a tecnologia que já está aí, consolidada. Existem diversas ferramentas de gestão disponíveis para auxiliar a sua empresa a lidar com esse desafio.
Nossa dica é que, na hora de investir em ferramentas de gestão, você procure soluções que estejam mais focadas naqueles 5 segmentos essenciais ao crescimento da sua empresa, a saber: gestão de projetos, gestão de RH, controle de estoques, gestão financeira e gestão do relacionamento da marca com os clientes.
Você confere, a seguir, algumas ferramentas essenciais à gestão desses 5 segmentos:
#1. Gestão de Projetos
Comunicação ágil é essencial para coordenar o fluxo de dados do projeto e garantir que os prazos sejam cumpridos e as metas, alcançadas. Para quem trabalha com a coordenação de grandes equipes, uma ferramenta essencial é o emprego da técnica de Kanban.
Técnica desenvolvida em empresas japonesas, o Kanban permite acompanhar de forma fácil e visual o andamento de todos os processos que sustentam a realização do seu projeto. E o melhor: já existem versões digitais e online do Kanban, permitindo uma interação ainda mais efetiva entre os membros da sua equipe!
#2. Gestão de Pessoas
Investir em ferramentas que permitam identificar e controlar o tempo gasto em cada atividade do projeto, é igualmente importante. Afinal, tempo é dinheiro – e ao otimizar o tempo da sua equipe, você consegue direcionar os seus esforços ao que realmente importa: os seus clientes.
Por isso, vale buscar ferramentas online que permitam mapear o tempo gasto por cada colaborador em seus projetos. Acompanhe o desenvolvimento individual de seus colaboradores, identificando talentos e aptidões e empregando o melhor da sua equipe em favor da sua empresa.
#3. Gestão de Vendas
Tão importante quanto garantir que a comunicação da sua equipe flua corretamente, é assegurar que todos os materiais necessários à sua operação estejam disponíveis. Cada item deve ser facilmente rastreável através de um sistema de gestão da sua empresa, agilizando o atendimento ao seu cliente e auxiliando o seu time de vendas.
#Gestão de Marketing
O primeiro passo para isso é compreender o que é gestão de marketing. Ela é responsável pela estratégia de vendas da empresa, lidando com dados do mercado e gerando demanda para o setor de vendas.
Ter uma equipe de vendas bem treinada é muito importante, mas ter uma boa gestão de marketing é igualmente relevante.
Uma boa gestão de marketing torna as vendas mais simples. Contando com uma equipe capacitada e bem treinada, busca os melhores contatos gerados pela gestão de marketing e trabalha para transformá-los em clientes.
#4. Gestão Financeira
Como andam as contas da sua empresa? Equilíbrio financeiro é a chave para o sucesso de qualquer negócio, mas alcançá-lo nem sempre é tão fácil assim…
Uma ferramenta essencial nesse sentido é o ERP online. Desenvolvido com o propósito de auxiliar na gestão de recursos empresariais, o ERP é um software que torna a administração financeira da sua empresa muito mais simples, ágil e eficiente.
E isso porque ele reúne em uma única plataforma todos os dados financeiros da sua empresa, de forma inteligente e interconectada: vendas, compras junto aos fornecedores, giro de estoque, emissão de documentos fiscais e boletos, conciliação bancária das contas da empresa. Um ERP completo é uma ferramenta essencial para o crescimento da sua marca.
#5. Gestão de Clientes
Por fim, o último eixo fundamental à gestão de qualquer negócio é a sua carteira de clientes. Acompanhar as interações de clientes, leads e potenciais clientes com a sua marca é uma tarefa que exige paciência. É preciso estar atento às etapas do funil de vendas, para que o produto certo seja oferecido ao cliente certo, no momento mais adequado. Para te ajudar nesse processo – e aumentar suas vendas – uma ferramenta de gestão essencial é o CRM. Procure por uma solução com hospedagem na Nuvem, de forma a agilizar o acesso da sua equipe ao sistema.
Agora que você já tem uma ideia de ferramentas de gestão, conta para gente quais dessas você não abre mão no seu negócio!