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REFLETINDO SOBRE A APLICAÇÃO DO MARKETING DIGITAL
Sei que alguns me julgariam jurássico no mundo do marketing!! Isto não tem nada a ver com a idade ou a geração, mas sim por que continuo acreditando com convicção nos 4 P´s do Kotler!!! Sim acredito nos 4P´s, concordo com a importância do marketing digital e sei também que ele individualmente não faz milagres.
O que me chama atenção: muitos acreditam que só as ações de marketing digital resolvem seus problemas como se fossem uma “poção mágica” milagrosa. Ouço frases de entusiasmo como: “Pronto já estou no Facebook e minhas vendas vão bombar” ou ainda “O search engine do Google é tudo que eu preciso”. Depois de um tempo é normal ouvir: “Nossa não aumentei minhas vendas!! Onde errei? ”
Onde está o erro? Elementar e explico com uma frase simples: “se você não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve”. Empresas não compreendem que as ações de marketing digital são apenas etapas de um projeto maior que é o processo de planejamento .
Empresas iniciam com ações de marketing digital sem saber exatamente onde querem chegar. Mais do que isto, elas desconhecem seu propósito, não conhecem seus possíveis clientes, não entendem o que seja valor para o cliente. Resumindo estão navegando pelos mares do mercado sem um plano de navegação.
Como se resolve isto? A recomendação é preparar um plano de negócio ou, como alguns podem preferir, um plano de marketing.
Para começar é importante definir qual é o propósito da empresa (podemos também chamar isso de missão), ou melhor, ela existe para o quê? Pensando no cliente que tem necessidades e desejos, como a empresa irá atender o cliente nas suas necessidades ou desejos? Fazendo o que? Qual o produto ou serviço? estamos falando da “identidade” da empresa.
Depois de conhecer sua “identidade”, a empresa deve perguntar: quem são os potenciais clientes (existentes ou que possam surgir) que podem ser atendidos em suas necessidades e desejos? Aqui estamos preparando a segmentação de mercado.
A análise do ambiente de mercado é um próximo passo importante. Como funciona o ambiente onde a empresa vai competir? Quais são as forças externas à empresa que podem oferecer ameaças ou oportunidades?
Conhecendo o mercado a empresa agora deve olhar para dentro de si mesma e perguntar: quais são meus pontos fortes e meus pontos fracos? Conhecer estes pontos permitirá saber que fatores podem impedir ou alavancar a oferta de produtos e serviços que serão oferecidos aos clientes.
Somente depois de conhecer os fatores externos e os fatores internos é que a empresa pode definir quais são os objetivos de mercado que serão perseguidos e quais são as estratégias possíveis para atingir estes objetivos. Aqui define-se quais são os produtos / serviços que serão oferecidos e qual o posicionamento da empresa no mercado.
Agora sim chegamos ao ponto onde muitos começam suas ações: montar o Mix de Marketing ou definir os 4 P´s de Marketing. Muitos já os conhecem, mas, vamos lembrar os 4P´s: o produto / serviço (ou a solução que vamos oferecer ao cliente para atender suas necessidades e desejos), o preço do produto (lembrando que estamos tratando aqui de custo de aquisição para o cliente), a distribuição (lembrando que distribuição deve ser conveniente para o cliente) e por fim a propaganda (que é a comunicação para o cliente).
A propaganda ficou de propósito para o final pois é aqui que finalmente vamos aplicar as ferramentas do marketing digital mas reparem bem que antes de aplica-las foi feito todo um trabalho prévio que irá orientar para as melhores práticas de marketing digital. A probabilidade de acerto aqui é muito maior pois sabemos quem somos, com quem iremos falar, qual a linguagem e qual o melhor canal para comunicação.
Tudo definido então? Bom agora é montar um cronograma, finalizar o plano de marketing e botar a mão na massa!
Tenho certeza que o texto não é novidade para muitos, mas acreditem que existem empresas que não fazem um planejamento e “saem atirando para todos os lados”.