Noticias
A nova era do marketing
Cliente: AGÊNCIA DE MARKETING
Veículo: www.gentedepropaganda.com.br
Seção: Profissional em foco
Página: ***
A nova era do marketing
Um novo modelo de agência e custos fixos baixos. Sztutman lançou a Agência de Marketing (AGMKT – Marketing para PMEs). Como o próprio nome diz, a empresa desenvolve quase todas as etapas da área, ficando de fora apenas o processo de criação de propagandas. Porém, a Agência de Marketing conta com uma diferença: a rede de especialistas. Dezessete profissionais de alto gabarito e reconhecimento estão por trás da estrutura montada por Sztutman para atender a todos os clientes. “Temos uma equipe de pessoas especializadas que são convocadas de acordo com o trabalho a ser desenvolvido para o cliente”.
Com essa idéia o diretor de marketing conseguiu montar um modelo de negócio com custos reduzidos, mas com qualidade acentuada. A Agência de Marketing tem apenas cinco funcionários fixos. Todos os outros profissionais especializados trabalham praticamente como free-lancer, prestando serviços apenas sob demanda. É uma maneira inteligente de não prender as pessoas em apenas uma tarefa – todos podem desenvolver atividades paralelas em suas próprias empresas – e não repassar as despesas de folha de pagamento aos clientes. O contratante só paga pelo o que recebe.
Entre os integrantes da rede estão o sócio-diretor da Logos – Inteligência e Comunicação para Negócios, Luiz Carlos Teixeira; o psicólogo e professor Alexandre Abbud Sato; o sócio-diretor do IPPM (Instituto Paulista de Pesquisas de Mercado) Antônio de Pádua Prado Júnior; o sócio-diretor da CTI (Corporate Transitions International) Francisco Loschiavo Neto; o sociólogo e diretor da Singular Arquitetura de Mídia, Geraldo Leite; o economista Geraldo Leal de Moraes; a especialista em organização de eventos Heloisa Moraes; a assessora de imprensa Maria Luiza Paiva, a especialista em pesquisa de mercado Paula Marques da Costa; o empresário Paulo Fuchs; o vice-presidente executivo da ABA (Associação Brasileira de Anunciantes) Rafael Sampaio; o arquiteto Ronaldo Kapaz; o administrador de empresas Ronaldo Z. Carvalho; as especialistas em Marketing Direto e de Relacionamento Veronique Forat e Wilma Pompeu; a especialista em “consumer insight” para planejamento de Marketing Vera Aldrighi; o presidente da CTI Victor Penedo e o presidente da Articultura Comunicação, Yacoff Sarkovas. Como se vê a rede é extensa, mas Sztutman lembra que outros profissionais podem somar-se a ela, caso o cliente precise.
Mas antes de convocar qualquer especialista é preciso avaliar qual é o problema da empresa. Sztutman diz que muitas vezes os empresários chegam com o diagnóstico pronto. Eles não hesitam em afirmar que a empresa sofre com a queda das vendas. Nesse momento entra a experiência profissional e pessoal do ex-diretor de marketing dos jornais O Estado de S. Paulo e Jornal da Tarde e ex-proprietário da agência de propaganda SDM Esquire Propaganda. Ele vai até a empresa e constata junto à equipe contratante o real problema.
Se você acha que se trata de uma consultoria, a Agência de Marketing está longe disso. Guilherme Sztutman afirma que existem ótimos consultores no mercado, mas o trabalho desses profissionais muitas vezes é engavetado, pois as empresas não conseguem colocar em prática tudo o que foi elaborado. “A consultoria mostra o caminho, mas não ensina a implantar”, confirma. Baseado nesse principio, o empreendedor faz transferência de know-how.
Por algum tempo Guilherme e os especialistas necessários passam a integrar o staff da empresa/cliente. Durante dias ensinam, orientam e treinam os profissionais para que todo o serviço desenvolvido pela Agência de Marketing não seja esquecido. “Deixamos de ser professores para nos unirmos ao cliente. Queremos que ele consiga sobreviver sem a nossa presença”. Todo esse trabalho está sendo desenvolvido em parceria com a Corporate Transitions International, que desenvolveu técnicas e metodologia de processo participativo entre a Agência de Marketing e o contratante.
Em menos de seis meses, com a nova proposta, a Agência de Marketing está desenvolvendo cinco projetos: dois para a Prefeitura de São Paulo, um para um veículo, um para uma editora de livros e outro para a Orquestra Filarmônica de São Paulo.
A Agência de Marketing fica à Rua Fidalga, 515/ 5, São Paulo.
Informações pelo telefone: (11) 3814.5659
Leave a reply