Noticias
A importância de conhecer o ciclo de vida de seus produtos e serviços.
O desconhecimento do momento em que a empresa se encontra, principalmente em tempos recessivos, é um dos principais fatores que levam à desagregação dos negócios.
Produtos e serviços têm ciclo de vida e é muito importante conhecê-los, pois disso depende a otimização de resultados, a comunicação mais efetiva, o planejamento estratégico e as vendas.
Conhecer melhor sua empresa, suas forças e fraquezas, ameaças e oportunidades são os primeiros passos para conhecer o todo e, a partir daí, planejar e mudar o seu resultado. Faça um autodiagnóstico empresarial gratuito
Uma das principais fragilidades das pequenas e médias empresas é, justamente, a falta de informação. A maioria das empresas atua de forma reativa, ou seja, reagindo a situações específicas de mercado como a inovação da concorrência, a guerra de preços deflagrada pela concorrência ou fusões.
Para não agir às cegas, as empresas precisam reunir informações importantes que, muitas vezes, não estão visíveis e precisam ser garimpadas e pesquisadas, algo difícil para empresas com times enxutos, muito focados nas operações do dia-a-dia.
De modo geral, os produtos/serviços apresentam ciclos de vida que já foram amplamente pesquisados e estudados. Estima-se que os ciclos de vida são 4:
– Introdução
– Crescimento
– Maturidade
– Declínio.
Introdução
A introdução é o momento em que o produto é idealizado e lançado no mercado, podendo configurar uma inovação, trazendo como diferencial justamente o fato de ser novo, inovador.
Crescimento
O crescimento é o momento em que o produto avança no mercado, conquistando consumidores de modo lento e gradual ou arrebatador e vertiginoso. Com o passar do tempo, este produto conquista uma fatia de mercado e se consolida como uma opção para o consumidor.
Maturidade
Entra assim na fase da maturidade, que pode ser longa ou curta, dependendo das ações de marketing da empresa.
Declínio
Por fim, em função da concorrência, das inovações, da disputa por preço, o produto entra em declínio, podendo deixar de ser lucrativo e até deixar o mercado.
Você conhece o ciclo de vida dos produtos ou serviços de sua empresa?
Conhecer essa informação pode significar a diferença entre lucro ou prejuízo, obsolescência ou inovação. Se você não tem essa informação, pode ser importante pedir ajuda especializada para conhecê-la, pois isso pode significar a renovação de seu negócio.
Texto de Alessandro Basile – sócio da AGMKT
Leave a reply