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Marketing de Baixo Custo
Há alguns meses escrevi “Marketing de Guerrilha para pequenas e médias empresas” e em função deste artigo recebi algumas dezenas de e-mails de empresários, alguns ávidos em implantar o que foi sugerido e outros curiosos por mais dicas que os diferenciassem da concorrência.
Por este motivo, resolvi elaborar mais um conjunto de dicas práticas e de baixo custo que já foram implantadas em várias empresas brasileiras, com sucesso.
Por experiência, garanto que muitos dos pequenos e médios empresários estão vivendo em outro mundo quando se trata de marketing. Com exceção de alguns poucos empreendimentos que surgiram bem planejados e capitalizados, a grande maioria vem trabalhando com conceitos ultrapassados de marketing e com isto se frustrando e perdendo dinheiro.
Portanto prepare-se, você irá conhecer mais algumas ações de marketing, que irão te ajudar a montar um plano de ação consistente e poderão te colocar à frente de seus concorrentes. Vamos começar pelo básico:
A Imagem do seu negócio
Mais importante do que você pensa sobre a sua empresa é o que seus clientes pensam dela. E dificilmente a imagem que temos da nossa empresa é a mesma que os outros têm. A questão é que, se os clientes vêem a sua empresa de uma maneira negativa, é isso que ela será. Mesmo que você discorde totalmente da opinião deles. Alguns fatores que contribuem para a formação da imagem de sua empresa são a qualidade de seus produtos ou serviços, um bom dia mal-humorado de sua recepcionista, o logotipo e ainda costumo dizer que até o desodorante vencido de seu boy comunica. Fique atento!
Nome de sua empresa
Antes de qualquer coisa sua empresa precisa de um bom nome. Que todos consigam pronunciar, que não gere confusão e que seja adequado a linguagem do seu público alvo. E principalmente seja exclusivamente seu. Parece básico e sem dúvida é, porém não é óbvio. Acredito que muitos conheçam pelo menos um nome de empresa de pronúncia difícil e inadequado ao seu público.
Logotipo de sua empresa
Como alguns já sabem é a representação gráfica, principalmente visual de sua empresa. Deve transmitir a personalidade de seu negócio, a sua identidade. Recomendo, sempre, um logo “simples” que em apenas alguns segundos o seu público alvo entenda e principalmente consiga ler facilmente o nome de sua empresa. Muitas empresas possuem logotipos que parecem que foram desenvolvidos pela concorrência, pois de tão “sofisticados” se tornam ilegíveis e incompreensíveis;
Posicionamento da sua empresa
Responda rapidamente: Sua empresa faz o que e para quem? Uma pergunta simples para uma resposta, às vezes complicada. Se seu cliente, ou potencial, não sabe quem é você e o que você faz, poderá querer o que você não é. Pior que isso: Poderá não comprar. Crie um “discurso” objetivo a ser usado por TODOS os funcionários, inclusive sócios, que transmita claramente o que sua empresa faz e para quem. A criação de um slogan ajudará reforçar seu posicionamento. E quanto mais usá-lo melhor.
Decoração de sua empresa
Seu público e seus clientes formarão opiniões e conceitos sobre seus produtos, ou seus serviços, com base na decoração de sua loja, empresa ou de sua fábrica. Ela compõem a sua identidade corporativa, que deve ser honesta e coerente com seu posicionamento estratégico. Invista nisto!
Cartão de Visitas
Alguns empresários com poucos recursos financeiros para investir em comunicação, utilizam todos os meios que possuem para divulgar produtos, serviços e seu posicionamento. Um exemplo, em seus cartões de visitas coloque mais do que seu nome, cargo, endereço, e meios para contato. Inclua benefícios de se fazer negócios com sua empresa, ou como a Gerdau, inclua seus valores.
Horários e dias de funcionamento
Isto mesmo! O seu horário e dia de funcionamento fazem parte de seu marketing.
Se sua empresa fica aberta ou abre em dias que seus concorrentes não, você terá alguma chance de ganhar negócios que seriam deles. Um pequena mudança que pode refletir positivamente em seu caixa.
Atendimento Telefônico
A maneira pela qual seus funcionários e até mesmo como você atende ao telefone agrada ou desagrada as pessoas que procuram sua empresa. Todos que atendem ao telefone, devem saber como estimular positivamente, com palavras, sorrisos e atitudes, cada pessoa que liga para sua empresa. Faça um teste, ligue e escute o que está sendo transmitido. E tome uma atitude se for preciso!
Pós-venda, não. Pré-venda da próxima venda
Muitos empresários acham que o processo de marketing termina quando a venda acontece. Mas alguns mais experientes sabem que é exatamente após a venda que o marketing começa. Mantenha sempre o canal aberto com seu cliente, faça contato e acompanhe como está sendo feita a entrega de seus produtos ou serviços, não deixe exclusivamente esta responsabilidade na mão de seus vendedores. O acompanhamento após a venda é a chave para um bom relacionamento e sem dúvida é um facilitador para um próximo negócio.
São dicas simples e práticas que inseridas em um plano, com objetivos e metas claramente definidas poderão te levar a frente da concorrência. É o que costumo dizer em minhas palestras: marketing, com baixo custo, ou marketing de guerrilha é um conjunto de pequenas ações, muitas delas bastante utilizadas pela maioria das empresas. Porém, a eficácia está em utilizá-las de forma integrada e planejada, orientadas por objetivos comuns e mensuráveis .
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Alessandro Basile, sócio da Agência de Marketing – Estratégia Empresarial, publicitário, pós-graduado em Comunicação com Mercado pela ESPM, com especialização pela FGV e Consultor de Marketing para Pequenas e Médias Empresas (basile@agenciademarketing.com.br)
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